quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Como Perder o Medo de Dirigir

Decidi tratar aqui no Blog deste problema que atinge muitas pessoas (na maioria dos casos, 90% são mulheres): O Medo de Dirigir! Tenho total autonomia para falar sobre Medo de dirigir, pois fiquei 2 anos sem dirigir por pânico, fobia mesmo! Mas vou dar algumas dicas que vão ajudá-los perder de vez este maldito Medo de Dirigir, que em alguns casos pode limitar nossas vidas. 



Vamos relacionar alguns motivos que nos levam à ter medo de dirigir. Você que tem medo já se fez essa pergunta? O que te levou ter medo de dirigir? Vou contar um pouco da minha história, para que possam entender um pouco sobre esta fobia. 
Antes de tirar a carta de Habilitação, eu não tinha medo de dirigir, apenas vontade. Porém, no dia do exame eu estava tão nervosa, tão apavorada, que fui tomada por este medo de dirigir. Passei de primeira, mas depois de alguns meses que comprei um carro. Na primeira semana com o carro, quis dirigir em uma avenida movimentada e acabou gerando uma batida. À partir desse momento, comecei ter medo, pavor de dirigir e só depois de dois anos que consegui pegar no volante! 

Três coisas que podem nos levar à ter Medo de Dirigir

1. Vergonha
Sim senhores, a vergonha das outras pessoas pode levar ao medo de dirigir. Eu morria de vergonha de deixar o carro morrer no meio de uma rua movimentada e ver as pessoas dando risadas, me chamando de incapaz. A exposição nos leva ao medo! Portanto, tente se concentrar em dirigir apenas, esqueça as outras pessoas e pense que não foram elas que pagaram para você tirar carta ou comprar seu carro. Se conseguir enxergar bem, coloque insulfilme, assim as pessoas não ficarão te "encarando" quando deixar o carro morrer. Comece dirigindo em lugares mais tranquilos, no seu bairro mesmo, vá à padaria, lugares que tenham estacionamento com manobrista (não tenha vergonha de pedir ajuda). Assim, aos poucos você perde o medo! 


2. Traumas
Talvez você tenha tido um trauma relacionado à carros, trânsito (como foi meu caso) e isso gerou esse medo. Pode ter sido à perda de um pessoa querida em um acidente, batida, briga, enfim. Traumas podem gerar consequências graves e você precisa o quanto antes se tratar. O medo de bater em outros carros enquanto dirige não pode ser maior que sua vontade de dirigir, sua independência. No meu caso, não consultei nenhum psicólogo nem fiz aulas de direção para habilitados. Contei com a ajuda do meu pai e um amigo, que sempre me incentivava. Mas o motivo que me fez sair "da toca" e dirigir, foi um "aviso" do meu Diretor: "Ou você aprende à dirigir, ou colocarei outra pessoa no seu lugar". Acho que funcionou! =D


3. Pressão da Sociedade
Sim, parece ridículo, mas as pessoas são pressionadas à aprender dirigir, principalmente as mulheres. Realmente as mulheres são vítimas de piadas, de que não sabem fazer uma baliza, etc...talvez não temos tanta habilidade quanto os homens ao volante, mas somos tão capazes quanto. Fuja de pessoas negativas que te desencoram e dirija!! Se tiver medo, vai assim mesmo, mas não desista de você! 

Lembrem-se que a única maneira de ELIMINAR o medo de dirigir é DIRIGINDO. Portanto, peça ajuda, motive-se e quando menos perceber, estará dirigindo muito bem obriga e sem nenhum medo. Prudência sempre, mas medo jamais! 

Fiquem com Deus lindões!!! 
Xoxo :*








Nenhum comentário:

Postar um comentário